Com perfis distintos, Marcelo Apovian e Fátima Marques acumulam grande bagagem em empresas de serviços profissionais e em consultorias de Recrutamento e Desenvolvimento.
Um conselho bem estruturado e diverso é fundamental para garantir o crescimento sustentável de uma empresa. Ter cabeças pensantes com bagagens diversas está abrindo um novo horizonte para a atuação desses grupos, em busca da eficiência organizacional e a criação de ambientes mais inovadores.
Seguindo essa premissa, diante dos desafios do mercado atual na busca por maior eficiência organizacional, a EXEC, empresa especializada em seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros, anuncia a chegada de Marcelo Apovian e Fátima Marques para compor seu board.
Segundo André Freire, Sócio-Diretor da EXEC, a chegada dos dois novos conselheiros, que acumulam grandes bagagens no mercado de RH, reforça a busca da empresa pela evolução contínua. “Em um cenário no qual a adaptação é algo constante, ter profissionais diversos, que conheçam a dinâmica de uma sociedade de serviços profissionais em crescimento no conselho ajuda a criar um ambiente voltado para a inovação e alcançar a excelência nas decisões estratégicas de forma mais rápida”.
Regras do jogo
Marcelo Apovian conta que “caiu” no mundo do RH por acaso. Campeão brasileiro de esqui na neve, ele aprendeu desde cedo a colocar em prática no universo profissional características como resiliência, determinação e foco, algo que garantiu vitórias para ele no ambiente esportivo.
Sua vivência é plural. Após encerrar a carreira de esportista profissional, que lhe rendeu participação nas Olimpíadas de 1992 e 1998, seguiu correndo maratonas, mas vestiu a roupa de executivo em paralelo. Trabalhou durante cinco anos na Lucent Technologies, depois abriu uma empresa de conteúdo para internet e depois chegou à consultoria Michael Page.
Por lá, Marcelo iniciou sua trajetória como consultor, depois passou um tempo na Argentina abrindo o escritório da empresa no país e ao retornar ao Brasil, ficou incumbido de expandir a marca para a América Latina. Em 2016, foi o responsável por trazer a Signium, empresa americana de Executive Search, ao Brasil. Em 2022 decidiu que era momento de empreender em outro mercado e fundou a BOBE Educação, cujo foco é voltado para educação sobre carreira, empregabilidade e performance. Recentemente escreveu o livro Muito Acima da Média, best seller, que trata sobre alta performance e decidiu ampliar seu trabalho de conselheiro de empresas ao passar a fazer parte da EXEC.
Em relação a essa nova atribuição, Marcelo diz que se sente orgulhoso por fazer parte da maior empresa de recrutamento 100% brasileira. “Eu sempre olhei a EXEC como um case de sucesso no mercado. Meu objetivo agora é contribuir com o mercado de search, porém sob um outro ângulo,”, diz. Ele ainda se divide no papel de marido e pai de três filhos.
Jornada plural
A vida profissional de Fátima Marques começou aos 16 anos. Desde cedo desenvolveu garra, responsabilidade, flexibilidade e habilidade de se relacionar com pessoas, características fundamentais para o seu crescimento. Desempenhou papéis chave em empresas renomadas incluindo Philips, Black&Decker, Gatorade (PepsiCo) e Hay Group/ Korny Ferry.
Formada em Psicologia, teve na Philips um campo fértil para ampliar os seus conhecimentos em desenvolvimento organizacional, pessoas e lideranças. Sempre determinada e polivalente, no início de carreira dividia o seu tempo entre o consultório, recentemente montado, e o seu papel no RH da multinacional. Em pouco tempo ficou claro que o ambiente corporativo proporcionava maior espaço de aprendizado e realização. “Essa vivência foi uma grande escola para mim. Aprendi muito em termos de organização e liderança”.
Teve o seu primeiro papel de liderança na B&D onde foi convidada a reestruturar a área de desenvolvimento organizacional e, ao mesmo tempo, trazer para o Brasil o projeto internacional de Qualidade Total da empresa. Sempre atenta às oportunidades de continuar evoluindo, aceitou um novo convite, desta vez, para estruturar o RH da então recém-criada divisão de bebidas da Quaker Oats – Gatorade (PepsiCo), onde vivenciou o valor de um RH realmente estratégico.
“Estar abaixo de mais de um chapéu e atuar com foco estratégico, me trouxe muito traquejo profissional”, ressalta.
Após conhecer o Hay Group Management Consulting, durante um projeto de reorganização e desenvolvimento de pessoas para Gatorade, Fátima foi atraída pela consultoria e decidiu fazer um movimento determinante de carreira que a levou a trilhar caminhos inesperados. Desenvolveu o senso de empreendedora, tornando-se sócia e investidora da empresa em 2004, ocupando vários cargos de liderança, incluindo CEO do Brasil, América Latina e membro do Global Leadership Committee.
Após a venda do Hay Group para a Korn Ferry em 2015, Fátima permaneceu na empresa como sócia até 2017. Desde então ela se preparou como Coach de Executivos pela Columbia University NYC e conselheira pelo IBGC e mais recentemente pelo INSEAD Fountainbleau. Atualmente, além do conselho da EXEC, ela é investidora, conselheira e lidera o comitê de pessoas da AGROTOOLS. Além disso ela é voluntária no Comitê de pessoas das Aldeias Infantis SOS.
Fátima vê a sua participação no conselho da EXEC como uma oportunidade de utilizar os seus conhecimentos para a evolução da empresa e, ao mesmo tempo, se manter conectada ao universo corporativo. “É uma satisfação poder trazer a bagagem profissional que eu adquiri e ao mesmo tempo arejar meus conhecimentos, além de me manter conectada com esse universo corporativo que eu gosto muito. A EXEC é uma empresa que vem se destacando no mercado brasileiro, liderada por profissionais competentes, com um ambiente positivo que reforça uma cultura de crescimento e trabalho em equipe”, conclui.